Desafio às TJ(1): A “Ciência Cristã” e a Religião das TJ são Cristãs?®

Desafio às TJ(1): A “Ciência Cristã” e a Religião das TJ são Cristãs?®

5 de agosto de 2021 Desafio às TJ 2

Preâmbulo:

          Com este artigo inicio uma nova série para este Blog e a melhor forma de fazê-lo é perguntando às TJ que vierem a lê-lo: Ao final da leitura note se ocorrerá com você o que sugiro abaixo:

– Você irá concordar com este artigo até o 4º parágrafo. A partir dele, embora continue concordando com os 4 primeiros parágrafos, encontrará uma forma de pensar:

 “isso não faz qualquer diferença para mim”,

não obstante isso ser uma clara e completa negação dos 4 primeiros parágrafos deste artigo!

ObsNeste artigo não irei tratar do CG!

– Religião que segue, declaradamente, um líder humano ou que embora (na prática, na realidade) siga, mas minta (inclusive para si mesma) para afirmar que não tem líder ou liderança humana – NÃO É CRISTÃ (e se fosse próprio distribuir entre elas os títulos de: “anticristã” e “extremamente anticristã”, sem com isso querer indicar que uma é melhor que que a outra, afinal, nenhuma dela é cristã, a religião que mente para negar que segue líder ou líderes humanos, ficaria com o título de “extremamente anticristã”, afinal usa de artifício do “Pai da Mentira” (Jo. 8:44) para se dizer – CRISTÃ!?).

– Quem conhece as palavras de Jesus sabe que se uma religião segue a um líder ou a uma liderança humana está trocando Jesus por tal líder ou liderança, afinal, Jesus falando a seus discípulos e a uma multidão (capítulo 23 do Evangelho de Mateus), reivindicou exclusividade de alguns títulos para si e para Jeová e dentre tais títulos afirmou:

10 Nem sejam chamados de líderes,

 pois o seu Líder é um só, o Cristo.

– Concordando com os parágrafos acima cito A Sentinela de 15/6/84, pp. 3 e 4 traz o seguinte artigo: “Porque Tantas Novas Seitas?” Na conclusão do artigo (penúltimo parágrafo) se afirma:

“Entretanto, realmente surpreende que das cerca de 10.000 igrejas e seitas, que supostamente existem em todo o mundo, muitas centenas, se não milhares, afirmam ser cristãs. Por que é isso tão surpreendente? Porque os membros de muitas dessas seitas SEGUEM ALGUM LÍDER HUMANO…(Mateus 23:10)”

Fica evidente (e não poderia ser diferente) que a Revista está defendendo a seguinte tese:

 RELIGIÃO CRISTÃ NÃO PODE SEGUIR A

NENHUM UM LIDER HUMANO SOB PENA DE

NÃO SER MERECEDORA DO TÍTULO “CRISTÔ!

Você concorda com esta conclusão?

Na sequência do parágrafo acima são transcritas as palavras de Jesus (em – Mt. 23:10).

– É muito razoável esperar que uma religião que se diga cristã conheça as palavras de Jesus, em especial, as citadas no texto de Mateus e se mesmo assim tal religião tiver um líder ou uma liderança humana, é de se esperar que se terá o cuidado de NUNCA AFIRMAR QUE TEM UM LÍDER HUMANO, afinal, por mais que isso faça de tal religião “extremamente anticristã” (como sugerido acima), pelo menos, se livrará da tarefa de ter que conciliar tal afirmação com as palavras de Jesus.

Notem a própria religião das TJ revela esta lógica em relação à seita chamada de “Ciência Cristã”. A revista A Sentinela (1/10/64, p. 601) cita a obra “Church Manual”, pertencente a tal religião, onde se lê:

“É o dever dos cientistas cristãos abandonarem a palavra mãe e a substituírem por Líder.”

Logo na sequência o artigo comenta (falando sobre a Líder da Ciência Cristã, a Sra. Mary Baker Eddy):

Mas, de modo a resguardar a sua posição proeminente, a Sra. Eddy ordenou que nenhum outro membro fosse “chamado de Líder pelos membros desta Igreja, quando este termo for usado em relação com a Ciência Cristã.”

Com este comentário a Sentinela está concluindo o óbvio: A Sra. Eddy  se reivindicava a LÍDER exclusiva do movimento religioso a que pertencia!

Mas como defender que tal religião é cristã, se ela afirma ter uma líder humana, diante do que afirma Mt. 23:10? É isso o que Sentinela coloca logo na sequência:

É compreensível que os cientistas cristãos tenham dificuldade em harmonizar este estatuto com a ordem de Jesus: “Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” — Mat. 23:10.

Você, TJ que lê este artigo, analisando apenas este aspecto, consegue admitir que a Ciência Cristã seja uma religião cristã, quando sabe que ela diz ter uma líder humana e se lembra das palavras de Jesus em Mt. 23:10?

– Se o fato da Ciência Cristã reclamar ter uma Líder Humana, afasta tal religião de ser cristã, de acordo com Mt. 23:10, então as TJ teriam que concordar também com esta outra afirmação:

A religião das TJ NÃO É CRISTÃ!

Por que posso afirmar isso?

A religião das TJ já afirmou EXPRESSAMENTE ter um líder humano visível!

Duvida?

Como a publicação que contém esta afirmação é muito antiga e não existe em português cabe, primeiro, comprovar sua existência e isso pode ser feito citando o seguinte texto de um Anuário:

Evidentemente, era preciso ainda vencer muitos obstáculos a fim de que a obra no Brasil fizesse o mesmo progresso que nos demais países. Um relatório sobre a obra no Brasil foi publicado em The Messenger (O Mensageiro) de 26 de julho de 1931, lançado numa assembléia internacional do povo de Jeová, em Columbus, Ohio. (1974, p. 42 – O relatório sobre o Brasil está na página 4 da publicação citada)

 Emblematicamente, foi nesta Assembleia que o nome

“Testemunhas de Jeová” foi adotado!

O site (em inglês) “archive.org”, que se define como:

…uma biblioteca sem fins lucrativos com milhões de livros, filmes, software, músicas, sites e muito mais.

https://archive.org/

(me preocupei em transcrever a explicação acima para que as TJ não pensem que tal site é apóstata) nos oferece no link:

www.archive.org/details/1931MessengerBethSarim/1931_Messenger

a integra da publicação mencionada (em pdf) e ali é possível ver todas as páginas, usar o “zoom” para melhorar a visualização e é possível copiar o texto e o “colar” em um site online de tradução (como o do google – (https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR) para ler o texto em português (no “copy & cola”o reconhecimento dos caracteres não é 100% perfeito e por isso será necessário corrigir a grafia de várias palavras em inglês).

Acessando o link a publicação será aberta na capa (pg. 1). Avance para a página 3 e note a primeira foto (no canto inferior esquerdo da página) e principalmente a parte inicial da legenda abaixo dela (que ampliei abaixo):

 

 

 

 

 

Tradução: Seu líder visível – Prestes a dar instruções à Divisão de Paris “Um Grande Exército”

A pessoa (de pé à esquerda), é J. F. Rutherford – presidente da Sociedade Torre de Vigia à época (é ele que a publicação identifica como – LIDER VISÍVELDAS TJ)!

– As TJ costumam justificar os erros da religião, na época de Russell, dizendo que embora progredindo os “Estudantes da Bíblia” ainda estavam sob “cativeiro babilônico”, no entanto, dentre os antecessores das atuais TJ, se rejeitava a ideia de terem um líder humano, pelo menos é isso o que sugere o livro “TJ Proclamadores”:

O irmão Russell estava decidido que não haveria entre eles uma classe clerical. Nas colunas da Watch Tower (A Sentinela), os leitores eram freqüentemente lembrados que Jesus havia dito a seus seguidores: “O vosso Líder é um só, o Cristo”, mas “todos vós sois irmãos”. — Mat. 23:8, 10. (p. 204)

Segundo as TJ o “cativeiro babilônico” se encerrou em 1919, assim, não era de se esperar que cerca de 12 anos depois (e dali para frente) Rutherford viria a ser encarado como o líder humano visível da única religião verdadeira e já a muito liberta do Cativeiro Babilônico, não é mesmo?

Isso me permite, ainda com mais razão, repetir que, a exemplo do que ocorre com a Ciência Cristã:

 A RELIGIÃO TJ NÃO É CRISTÃ!

– Se discordou desta afirmação, leia de novo a Sentinela citada no início e a compare com a legenda da foto reproduzida acima:

“Entretanto, realmente surpreende que das cerca de 10.000 igrejas e seitas, que supostamente existem em todo o mundo, muitas centenas, se não milhares, afirmam ser cristãs. Por que é isso tão surpreendente? Porque os membros de muitas dessas seitas SEGUEM ALGUM LÍDER HUMANO ao passo que Jesus Cristo declarou: “Vosso Líder é um só, o Cristo.” (Mateus 23:10)

Se ainda está na dúvida, leia aquilo que a Sentinela afirmou sobre a Ciência Cristã, adaptado às TJ:

É compreensível que as TJ tenham dificuldade em harmonizar a afirmação (que também é provisão do “escravo” e, portanto, “alimento no tempo apropriado“, conforme Mt. 24:45) do “The Menssenger” com a ordem de Jesus: “Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” — Mat. 23:10.

É bastante fácil concluir que a religião dos outros não é cristã porquê seus membros seguem a um líder humano, mas, e quando uma TJ fica sabendo que sua religião EXPRESSAMENTE afirmou ter um líder humano visível, porquê tal facilidade desaparece?

Por que você vai tender a procurar uma justificativa (que a minutos atrás, neste mesmo aspecto, você não conseguiu encontrar em relação à Ciência Cristã) e que tentará negar o óbvio?

Agora é com Jeová, com sua consciência e com seus neurônios!

—————

Caro Leitor(a): Como sempre digo, o objetivo dos artigos é estabelecer diálogo entre os leitores e este blogueiro. Se você encontrou ou encontrar alguma explicação, racional, razoável e, principalmente, bíblica para afirmar que a Sentinela acima citada está correta em desqualificar mais de 10 mil religiões e seitas da condição de cristãs mas que, o mesmo argumento que ela usa, não vale para desqualifica a religião TJ, gostaria muito de saber que explicação é esta. E caso não encontre nenhuma explicação também gostaria de falar com você.

Aceita o Desafio?

Se sim, deixe uma mensagem aqui no Blog ou escreva para 1tessalonicenses5.21@gmail.com (e já aproveite para indicar prováveis erros de escrita cometidos acima para que os possa corrigir). Desde já, agradeço!

—————

Nota Legal – Os Artigos deste Blog estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais. Reprodução integrais ou parciais são permitidas, desde que, citada a fonte e com inclusão de link que remeta diretamente para este artigo.

 

2 comentários

  1. MichaelPerge disse:

    Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your weblog? My website is in the very same area of interest as yours and my users would really benefit from some of the information you provide here. Please let me know if this ok with you. Thanks!

    • admin disse:

      Hi. If you have actually read the Blog, you will know that you can use the written articles freely, as long as you indicate the source and include a link to the full text of the cited article. By doing this, you can use the blog information freely.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *