PROPAGANDA ENGANOSA 2 – ILUSTRAÇÃO ®

PROPAGANDA ENGANOSA 2 – ILUSTRAÇÃO ®

24 de fevereiro de 2020 Propaganda Todos os Artigos 0

Após um longo período de inatividade, dando sequência a esta série, escolhi uma ilustração encontrada em uma Sentinela a fim de continuar defendendo, como fiz no Artigo 1 desta série, que:

 Por meio da propaganda enganosaa verdade se transforma em mentira e as mentiras são promovidas como verdade. Para encontrarmos a verdade em face de tais pressões insidiosas, temos de consultar diligentemente as Escrituras.
1/3/02, p. 14
Analisemos os principais detalhes desta ilustração (presente em uma Sentinela de 1/10/1987 em inglês e em 15/1/1994 em português), de cima para baixo, iniciando de forma descritiva e depois revelando as principais mensagens subliminares que o ilustrador pretendeu transmitir às mentes das Testemunhas de Jeová (TJ) que a observarem.
 
Descritivo:
 
 
1 – Temos as mãos de Jeová segurando os prédios da sede da Sociedade Torre de Vigia (STV), local onde está o principal 
 
parque gráfico desta religião, porém, não sobre a terra, mas sim, nos céus!
 
 
2 – Vemos uma “chuva!” de publicações que recaem diretamente sobre um  Salão do Reino (local de reunião das TJ) localizado, este sim, no solo. 
3 –   Vemos várias pessoas saindo do Salão do Reino com expressões faciais felizes , sendo que a frente se destaca um senhor segurando uma das publicações.
 
Simbolismo(seguindo a mesma enumeração acima):
 
1 – Nenhum dos componentes desta ilustração foi acrescido a ela por acaso, tudo tem significado, tudo reforça positivamente a fé que o ilustrador sabe que está incrustado na mente das TJ.
 
            Os prédios da sede da sociedade nos céus, seguros pelas mãos do próprio Jeová, não deixam dúvida para o evidente apelo propagandístico do ilustrador:
 – As publicações da STV não são criações de homens imperfeitos, elas estão em outro nível, pois são provisões espirituais DE JEOVÁ ( e caso haja alguma dúvida quanto a isto, basta ler o título do artigo que acompanha a ilustração: Está satisfeito com as provisões espirituais DE JEOVÁ?
 
Obs – Não se pode perder de vista que este artigo da Sentinela, também é “alimento no tempo apropriado” distribuído pelo “escravo fiel e prudente”, logo, conforme o texto de Mt. 24:45 (e a interpretação que as TJ tem sobre ele), chegou o momento (em 1987 nos Estados Unidos e cerca de 6 anos depois no Brasil)   de Jesus, por meio de seu “escravo”, reforçar a fé das TJ de que aquilo que aprendem nas publicações são provisões de Jeová!
 
2 – Se a origem daquilo que se ensina nos salões do reino (que, até onde saiba, são os locais no qual as TJ têm acesso às publicações), são as verdades “celestiais”, o “alimento espiritual de Jeová”, é no salão do reino onde primeiro se conhece e se estuda A VERDADE, logo são as TJ as primeiras a conhecer AS PROVISÕES DE JEOVÁ (simbolismo bastante forte)!
 
3 – As publicações produzem alegria nos frequentadores do salão do reino e o homem com a revista (que representa todas as TJ) tem a convicção que está segurando material impresso que contêm “provisões espirituais DE JEOVÁ”, “a verdade”, “o alimento no tempo apropriado” (e, creio eu, isto descreve vem seu sentimento em relação à Sentinela, não é mesmo?).
 
Vejamos se estas conclusões encontram guarida em outras “propagandas” do CG, agora na forma escrita.
 
A literatura da STV me permitem fazer uma imensa sequência de citações para comprovar cada conclusão acima, porém, bastam os 3 exemplos abaixo para comprovar o principal (1) ponto:
 
13 Jeová falou aos primeiros cristãos por meio do seu Filho, Jesus, que os fez saber segredos divinos. Jesus disse-lhes: “A vós é concedido entender os segredos sagrados do reino de Deus.” (Lucas 8:10, 11) Paulo, mais tarde, chamou os cristãos ungidos de “subordinados de Cristo e mordomos dos segredos sagrados de Deus”. (1 Coríntios 4:1) Hoje em dia, os cristãos ungidos continuam a servir como tais, constituindo a classe do escravo fiel e discreto que, por meio do seu Corpo Governante, fornece alimento espiritual no tempo apropriado. (Mateus 24:45-47) Se temos muito respeito pelos profetas inspirados de Deus dos tempos antigos, e em especial pelo Filho de Deus, não deveríamos também respeitar o instrumento humano que Jeová usa hoje para revelar informações bíblicas tão necessárias ao seu povo nestes tempos críticos? — 2 Timóteo 3:1-5, 13.
S. 1/6/97 p. 10
 
Pouco importa que os homens do CG não sejam inspirados, as TJ devem respeitá-los em suas funções de membros do CG, como respeitam aos profetas (efetivamente) inspirados por Deus e o paralelo entre os profetas e os homens do CG deixa bem claro o que se quer dizer por “respeitar ao CG”, como revela a próxima citação:
 
Mas como é emocionante saber que Jeová, ao seu próprio tempo e do seu próprio modo, continuará a revelar seus segredos quanto aos seus propósitos! Nunca devemos ficar impacientes com a maneira de Jeová fazer as coisas, tentando imprudentemente correr na frente do Revelador de segredos. Como nos faz sentir seguros saber que o instrumento que Jeová usa hoje em dia não age assim! Esse instrumento é tanto fiel como discreto. — Mateus 24:45; 1 Coríntios 4:6.
S.1/6/97 p. 14 §7º
 
“Respeitar ao CG” é aceitar tudo o que o mesmo ensina como sendo a verdade! Não fazer isso significa tentar correr, não à frente do CG, mas à frente do próprio Jeová, o revelador de segredos”!
 
Assim, resta às TJ acreditar que:
 
A investigação imparcial da Palavra de Deus, comparando-a com os ensinos e as práticas das Testemunhas de Jeová, fornece a evidência de que são deveras apoiadas pelo espírito de Deus, e que ele as usa como seu instrumento para proclamar hoje A VERDADE.
S. 1/7/79 p. 24, §20 
 
Quem olha “de fora” para tal realidade, consegue enxergar apenas mentes cativas!
 
E não é cativa uma mente que consegue harmonizar essa declaração:
 
2 Sem CONHECIMENTO EXATO podemos ser enlaçados por ensinos falsos promovidos pelo opositor de Deus, Satanás, o Diabo, que é “mentiroso e o pai da mentira”. (João 8:44) Portanto, se certa doutrina contradiz a Palavra de Deus, se é uma mentira, então, crer nela e ensiná-la desacredita a Jeová e nos coloca em oposição a ele. Assim, temos de examinar cuidadosamente as Escrituras Sagradas para saber distinguir entre a verdade e a falsidade. (Atos 17:11) Não queremos ser como os que estão “sempre aprendendo, contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exato da verdade”. — 2 Timóteo 3:1, 7.  
 
S. 1/6/88 p. 15
 
com esta:
 
Cumpre fielmente suas designações teocráticas e MANTÉM-SE A PAR DA VERDADE ATUALpor estudar diligentemente a Palavra de Deus E O MAIS RECENTE alimento espiritual distribuído pelo “escravo”? — Mat. 24:45-47.
Ministério do Reino – 11 de 1985 p.3
   
É realmente incrível a habilidade do CG em programar mentes para aceitar coisas tão contraditórias como se fossem normais e é por isso que insisto que tal habilidade do CG é caracterizada em nossa legislação como – Propaganda (perfeitamente) Enganosa! Notem (Art. 37 do CoDeCom):
 
  §1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro (…) a respeito da natureza, características, qualidade, (…) origem, (…) e quaisquer outros dados (…)
——————
Quer responder? Quer comentar? Quer discordar (no todo ou em parte)? Quer sugerir alguma melhora no texto? Quer indicar alguma necessária correção gramatical?
 
Escreva para mim – 1tessalonicenses5.21@gmail.com (desde já, agradeço)

Nota Legal – Os Artigos deste Blog estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A reprodução de partes dos artigos é permitida desde que, citada a fonte e com indicação do link do artigo de onde foi retirada citação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *